quarta-feira, 30 de junho de 2010

AS 4 CARACTERÍSTICAS DO HOMEM APTO A GOVERNAR


AS 4 CARACTERÍSTICAS DO HOMEM APTO A GOVERNAR

Pastor Cleiton Magno Silva Juventino

Gênesis 41:38-44

“Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, I em quem há o Espírito de Deus? Depois, disse Faraó a José: II Visto que Deus te fez saber tudo isto, III ninguém há tão ajuizado e IV sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito. Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito”.

INTRODUÇÃO

Deus usou o tirano Faraó, para externar qualidades a serem observadas em pessoas que exerçam governo, observaremos que é o anseio das pessoas um governo justo, existem ímpios e santos à procura de pessoas com esta qualidade para que venham e governe sobre elas, (Observe a parábola proposta por Jotão em Jz 9:7-15, bem como o que de fato acorreu nos versos seguintes).

Quero na direção do Espírito Santo de Deus, externar as 04 (quatro) características do homem apto a exercer o governo mesmo em tempo de crises.

I – NELE HABITA O ESPÍRITO DOS DEUSES SANTOS (Gn 41:38)

- Uma das formas nas quais o Espírito Santo de Deus era chamado é de Espírito dos Deuses Santos. É o mesmo Espírito de Excelência que repousava sobre Daniel, é o poder de Deus que pode fazer com que o homem venha governar com justiça e integridade.

II – HOMEM SABIDO DAS COISAS (Gn 41:39)

- Uma das ações de Deus na vida do homem que se permite ser usado por Ele é o conhecimento, Deus o faz conhecer todas as coisas, ele passa a dominar de acordo com a necessidade sobre as diversas estratégias de ação política, financeira, social, de marketing, de logística, entre tantos outros. Assim José se posicionou diante de Faraó e da comunidade egípcia.

- Faraó compreendeu que com José no comando ele não seria pego de surpresa, pois Deus avisava a José com antecedência.

III – HOMEM AJUIZADO (Gn 41:39)

- Homem de juízo perfeito, na verdade um homem equilibrado, que não sede às pressões, que não se permite tentar, que não deixa a razão sobrepor ao coração e nem tão pouco o coração sobrepor a razão. Um homem capaz de perceber ao longe uma situação-problema e calmamente encontrar o melhor caminho para enfrentá-la.

- Viu Faraó, que José falava com clareza e o aconselhava convicto, de modo a transformar tragédias em oportunidade de fortalecimento da comunidade egípcia e daquele império.

IV – É SÁBIO (Gn 41:39)

- A sabedoria, neste caso, observada por Faraó, não era a dos sábios e mestres (haja vista que Faraó possuía um conselho formado pelos grandes pensadores e mestres da época), mais uma sabedoria superior, que nem entre seus conselheiros se achava, uma sabedoria dos deuses, como assim o poderia descrever. Faraó percebeu que Deus era favorável a José, o permitindo conhecer antecipadamente seus desígnios, o que era estratégico para alguém que governava a maior potência da época.

Observe que Faraó é quem comentou a respeito daquele prisioneiro que estava diante dele interpretando seus sonhos. Faraó representava a maior potência daquela época, o império egípcio. E ainda assim, procurava alguém cujo seus princípios signifiquem mais do que dinheiro e sucesso, pois já naqueles tempos, a corrupção estava ativa, era uma verdade incontestável em todas as camadas sociais.

O QUE FAZER COM ESTE HOMEM?

1 – Entregue em suas mãos a administração de sua casa

2 – Ensinem seu povo a obedecer a sua Palavra

3 – Entregue a direção de seus negócios nas mãos dele

4 – Confiem a ele a sua coordenação política

5 – Dê-lhe autoridade para que te represente

Foi exatamente a atitude de Faraó, em Gn 41:40-44, pois ele reconheceu se quisesse marcar o seu tempo e ter um governo de excelência, deveria ter como seu representante alguém que estivesse à frente de seu tempo, e os únicos que reúnem esta características, são aqueles que são comprometidos verdadeiramente com o Reino de Deus!

APENAS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:

1. A gratidão é a memória do coração

2. Deus na política do homem é bênção

3. Deus interfere na política do homem, pois quando o ímpio governa o povo geme e quando o justo governa o povo se alegra

4. Voto para o cristão é como uma oferta de gratidão, não somos gratos a quem nos oprime e somente vem extrair algo de nós, somos gratos àqueles que zelam por nós, cuidam, nos limpam quando estamos feridos, nos ouvem quando estamos entristecidos, nos fazem enxergar que somos mais do que vencedores, quando enfraquecidos e pensando em derrota

5. A bíblia diz para não darmos pérolas aos porcos. Na política temos vistos porcalhões tramando golpes, roubando o nosso povo, trabalhando contra o Reino de Deus e o Corpo de Cristo, nosso voto é pérola, não devemos desperdiçar esta pérola

6. Esta idéia errônea e maligna de que política é do diabo, sinceramente já caiu de modo. É uma idéia ultrapassada, pois a política séria, verdadeira, honesta e que traz alegria, inclusive ao coração do povo, é e deve continuar sendo exercida por homens cuja experiência com Deus e seus propósitos sejam notórias, pessoas cheias do Espírito Santo e que estejam aptos a governar.

7. Não se esqueça, seu voto vale mais que poucas migalhas! Quando você vende seu voto, esta isentando este ou aquele candidato do compromisso que deve realmente ter em representar o interesse da coletividade, e se você e/ou sua comunidade vier a necessitar da atuação deste indivíduo, ele não estará comprometido mais com você, e nem com sua comunidade, pois já pagou você pelo voto.

8. Não existe mais voto de cabresto, você é livre para votar, e seu voto, apesar de não ter preço, tem conseqüências

9. Existe uma mensagem circulando na internet, que dá incentivo para que o cidadão boicote as eleições votando nulo, é uma opção para engessar os maus políticos e também a nossa nação. Melhor do que votar nulo é votar com consciência, sabendo em quem e porque você tem votado neste ou naquele candidato.

10. O indivíduo que vota consciente tem o direito de:

· Cobrar de seu representante soluções reais para os problemas de sua comunidade,

· Andar de cabeça erguida, mesmo quando seu representante não cumpriu bem o papel devido

· Participar ativamente das decisões no âmbito municipal, estadual e nacional

Somos os juízes de nossos dias, e a absolvição do culpado e a condenação do juiz! Na hora de votar, pondere neste pensamento e faça a decisão correta!

Um comentário:

  1. Parabéns pela ótima postagem. tenho uma web rádio e gostaria de contar com sua participação, ouvindo e orando por esse ministério da Rádio Pentecostal,
    http://radiopentecostal.blogspot.com/

    Aceito Parceria!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler e contribuir com seu comentário em nosso blog, estamos trabalhando por melhor atendê-lo, qualquer dúvida estamos à disposição.

Siga-me

Free Counter

free counters